CAARF e Unafisco-MG realizam “1° Dia Rosa” de prevenção ao câncer

O rosa invadiu a Unafisco-MG e a Caixa Assistencial dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Caarf) no último 7 de outubro. Aos poucos, o salão da sede administrativa das duas entidades foi se enchendo de homens e mulheres, associados, familiares e usuários do plano de saúde da Caarf. Cerca de 60 pessoas participaram de uma tarde cheia de atividades e palestras em prol da prevenção ao câncer de mama.

O 1º Dia Rosa realizado em conjunto pelas duas associações, fez mais do que alertar sobre este, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. A programação foi além, proporcionando um dia de integração e incentivo a um modo de vida mais feliz e saudável.

O diretor presidente da Caarf, Firmano de Souza Neto, foi quem abriu o evento, acompanhado de Walter Coelho de Moura, auditor suplente da Caarf. “Estamos aqui para esclarecer aos associados sobre a importância dos cuidados com a saúde de cada um, para que vivam mais e vivam bem. Esse é o nosso papel: de difundir a informação e fazer o melhor possível para que as pessoas estejam bem esclarecidas. O câncer tem sido recorrente no seio social e requer alertas e cuidados para que evitemos que isso ocorra na nossa vida. Estamos aqui para mostrar que isso é possível, sim”, afirmou.

A primeira palestra foi ministrada pela mastologista, Regina Celi Serra Costa, que falou sobre a saúde como projeto de vida. De acordo com ela, o mundo atual pede uma reeducação em que a promoção da saúde tem um impacto cada vez maior em nosso dia-a-dia.

“Sabe-se, hoje, que temos que atuar mais na prevenção das doenças do que no tratamento propriamente dito. Isso porque os fatores causadores de doença são influenciados em 53% pelo estilo de vida de cada um, mais do que são influenciados pelo meio ambiente (17%), por fatores biológicos (20%) e, em último lugar, pela assistência médica (10%). Portanto, se modificamos nosso estilo de vida, modificamos também o curso que as doenças poderiam ter em nosso corpo”, explicou.

A médica, que já trabalhou em diferentes planos de saúde, afirma que os usuários da Caarf devem aproveitar todos os recursos de que dispõem. “Esse é um plano de saúde excelente, pois trata o indivíduo em sua totalidade”, disse, informando que ao longo do mês de outubro, atenderia na própria sede da Caarf, a fim de facilitar o exame de mamografia aos interessados.

A associada Rita Teresa de Morais Galvão sentiu-se inspirada a praticar os bons hábitos citados na palestra: investir em bons relacionamentos, praticando a tolerância e o respeito, cuidar da alimentação e dos exercícios físicos. “Tem dias que fico tristinha, mas a gente tem que ficar sempre alegre e em atividade. Eu fazia academia e parei. Mas, depois de hoje, vou voltar a fazer dança em uma escola perto de casa“, contou alegre.


Compartilhe nas redes sociais
Twitter Facebook Google+ WhatsApp