Doe Sangue. Doe Vida.

No Brasil, cerca de 1,6% da população doa sangue, ou seja, 16 a cada mil habitantes doam sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar o número de doadores.

A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas ‘uma doação’ pode beneficiar até ‘quatro pessoas’.

Dados revelam que a doação é maior entre jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, representando 42% dos doadores. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens. Do total de doadores no ano passado (2018), 60% são homens.

Ao todo, existem no país 32 hemocentros coordenadores e 2.034 serviços de hemoterapia, incluindo hemocentros regionais,  núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem e laboratorial de doadores. No Brasil, estima-se que ainda 32% das doações são motivadas por familiares e amigos de pacientes.

Ministério da Saúde e o Facebook 

Desde maio de 2018, o Ministério da Saúde, em trabalho conjunto com a rede social Facebook, lançou uma ação inédita. Uma nova ferramenta, chamada “Seja um doador de Sangue”.

O usuário poderá se cadastrar online e a partir da manifestação, como ‘Doador (a)’, em seu cadastro na página da rede social, passa a receber notificações quando os bancos de sangue próximos, realizarem eventos para atrair voluntários ou fizerem solicitações urgentes para reforçar o estoque de sangue.

Para garantir que essa ferramenta possa beneficiar pessoas em todo o Brasil, o trabalho também envolve bancos de sangue centrais e especialistas em saúde. Atualmente, a ferramenta também está disponível na Índia, em Bangladesh, e no Paquistão, onde mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue na rede social.

O investimento do governo federal para fortalecer a Hemorrede é crescente. Em 2018, foram destinados R$ 1,3 bilhão na rede de sangue e hemoderivados. Os recursos são destinados a estruturação da rede nacional para a modernização das unidades, qualificação dos profissionais e processos de produção da Hemorrede, além do fornecimento de medicamentos de alto custo a pacientes para atenção aos pacientes portadores de doenças hematológicas.

Condições para Doar Sangue

No Brasil, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Acesse o link abaixo para saber sobre a lista completa de todas as Condições e Restrições para doação de sangue:

http://www.hemominas.mg.gov.br/doacao-e-atendimento-ambulatorial/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes

Brasil, referência internacional

 O Brasil é referência em doação de sangue na América Latina, Caribe e África. Desde 2009, a experiência brasileira é utilizada em cooperações técnicas com mais de 10 países para o fortalecimento e desenvolvimento da promoção da doação voluntária de sangue, qualificação da atenção integral à pessoa com Doença Falciforme e aperfeiçoamento da produção de hemocomponentes. Honduras, El Salvador e República Dominicana são exemplos de parceiros em projetos para o fortalecimento da doação voluntária de sangue.

Fonte: Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br

Tabela de compatibilidade entre os tipos sanguíneos

Saiba pra quem você pode doar e de quem você pode receber sangue:

Doe Sangue. Doe Vida.

Acesse o link abaixo e encontre um Hemocentro mais perto da sua casa e `Salve uma Vida`.

http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil


Compartilhe nas redes sociais
Twitter Facebook Google+ WhatsApp

Deixe uma mensagem

.