FÉRIAS X COVID19

Viaje… na Literatura

Com os Decretos municipais e o expressivo aumento dos casos da COVID-19 observado em grande parte do Brasil depois das festas de fim de ano, a área da saúde alerta e desaconselha “aventuras” fora da sua cidade e especialistas lembram que, mesmo tomando todos os cuidados para evitar a infecção pelo coronavírus, ainda existe risco.

Usar máscara o tempo todo, higienizar as mãos frequentemente, manter distanciamento social e não frequentar aglomerações são medidas recomendadas para evitar a disseminação do vírus. Mas com tantas mudanças em nosso dia a dia, muitos estão desenvolvendo um alto nível de estresse, as pessoas estão tendo que se reinventar diariamente e uma das melhores sugestões para lidar melhor com essa situação é “LER”.

A rápida propagação do novo Coronavírus levou o mundo inteiro a adotar medidas preventivas de isolamento social. Nesse período, é fundamental ficar em casa para conter o avanço da doença, assim como enfrentar os riscos para quem trabalha em serviços essenciais, o que tem gerado fortes impactos na vida das pessoas. A mudança da rotina dentro de casa, filhos, trabalho, as incertezas sobre o presente e o futuro, o bombardeio de informações, o medo, enfim, são apenas alguns dilemas enfrentados pela maioria da população neste período de pandemia e isolamento social.

Além dos cuidados essenciais com higienização e alimentação, o atual momento exige uma atenção especial para nós mesmos, uma vez que a falta de conhecimento e de uma solução imediata gera um aumento de ansiedade, insegurança, estresse, tristeza e outros sentimentos. Pensando nisso, criei este artigo para te ajudar a passar melhor por esta situação.

Quero te lembrar que, livros de papel (não digitais), têm sido ótimos e inseparáveis amigos na quarentena.

As pessoas estão, a cada dia mais, redescobrindo a leitura. Nunca foi dado tanta importância à um livro como nesse momento. As pessoas estão reconhecendo o poder que um livro tem, pois além de abrir portas à reflexão e ao estudo, também é um forte aliado ao suporte do autoconhecimento.

Os livros são poderosos aliados para a nossa saúde mental, uma vez que o hábito da leitura ajuda a avaliar novas perspectivas ou respostas em nossas vidas, o que inclusive funciona como um alívio, pois nos permite desbravar os desafios enfrentados pelos personagens nas narrativas.  Aproveite a quarentena para colocar sua leitura em dia pois, é uma fonte inesgotável de divertimento, conhecimento e saber.

O relaxamento muscular, meditação, ativação da memória e promoção da empatia são apenas alguns dos benefícios de uma boa leitura. A dica é escolher livros com temas e assuntos que você se identifica, que prenda a sua atenção e faça você mergulhar no contexto, transformando-se, assim, em mais um personagem da história.

A outra sugestão para aliviar a tensão é escrever. Adotar uma rotina de anotações diárias sobre nossas emoções alivia os sentimentos, ajuda a processar as angústias e organiza os pensamentos. As anotações podem ser feitas em poucas linhas. Relate, busque formas de entender, aceitar e trabalhar suas emoções.

Escreva sobre tudo que quiser, um papel em branco e um grafite esperam você para uma nova historia . Talvez você descubra uma nova qualidade em sua vida, a “POESIA”, e acabe encantando vidas pelo mundo a fora.

Ler ou escrever, vai te ajudar a amenizar o impacto do momento e a saudades daqueles que você não poder ver. Mantenha sua leitura em dia, e siga na esperança por dias melhores.

Escrito por: Elizabeth Oliveira.

                                     “Redescubra-se. Reinvente-se para ser alguém evolutivamente melhor.
                                    Que nunca chegue a última vez em que você faça algo pela primeira vez!”

                                                                                       Reinaldo Ribeiro


Compartilhe nas redes sociais
Twitter Facebook Google+ WhatsApp

Deixe uma mensagem

.