Mente sã, corpo saudável

Seu organismo reage aos seus sentimentos

Uma mente proteica e pensamento positivo faz muito bem ao coração. Você já parou pra pensar como os nossos sentimentos diários estão diretamente ligados à saúde? Comprovadamente, o estado emocional pode influenciar e afetar a nossa alimentação, a disposição e o bom funcionamento do corpo, ou seja, somos reflexos daquilo que sentimos e, consequentemente, estamos em constantes transformações.

Não é só a nossa saúde mental que sofre quando o estado emocional está abalado. Essas consequências se estendem ao nosso bem-estar físico, podendo afetar áreas específicas do corpo. Uma situação estressante ou um momento de felicidade podem dizer muito sobre o que passa internamente no seu organismo. Diversas pesquisas e estudos científicos mostram que o positivismo, melhora nosso sistema imunológico e cardíaco.

É o que diz a célebre frase: “Mente sã, corpo saudável”. Buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente é uma escolha para viver com qualidade. Preste atenção em seu corpo, ele sempre dá sinais de que algo não está certo, e quando isso acontece é hora de parar e realizar suas atividades, dando mais atenção àquelas que te dão mais prazer e que façam um bem de dentro pra fora. O equilíbrio entre corpo e mente é fundamental pra que você possa estar com a saúde em dia.

Já existem alguns métodos que podem ajudar a encontrar esse ponto “chave” da nossa vida como a meditação, a acupuntura ou a terapia, por exemplo, que alinhados com a pratica de exercícios trarão um excelente resultado.

E sobre os sentimentos que podem contribuir de maneira saudável aos nossos órgãos, o que podemos dizer?

O que os seus órgãos dizem dos seus sentimentos?

– Serenidade faz bem para o fígado:

Esqueça a raiva. Esse sentimento sobrecarrega e desgasta não só o órgão, mas você também. Tenha serenidade para lidar com todas as questões do cotidiano, afinal, estar tranquilo diante dos problemas, pode ser a real solução.

– Alegria faz bem para os pulmões:

Sorrir é uma das melhores formas de lidar com os problemas. Sabemos que na vida nem tudo são flores, mas se a alegria prevalecer, ficará mais fácil de lidar com tudo. Lembre-se: nenhuma tempestade é eterna.

– Paz faz bem para o estômago:

A ansiedade é uma das causas das dores de estômago, falta de apetite e até mesmo gastrite. Viver em paz, ter uma vida tranquila, saber lidar com as situações, podem proporcionar melhores momentos ao órgão.

– Calma faz bem para o coração:

Quem nunca sentiu palpitações em um momento de estresse que atire a primeira pedra. Manter a calma é essencial para nossa vida em geral, tudo tem o seu tempo e as coisas se ajeitam.

– Fé faz bem para os rins:

Além da ingestão de líquido o órgão pode ser beneficiado pela fé. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O cérebro é o órgão de comando do corpo. Quando a mente e as emoções não andam bem, o corpo responde da mesma forma. Esse é o princípio da psicossomática, área da ciência que estuda a relação entre a mente, o corpo e as doenças físicas causadas ou agravadas por transtornos emocionais.”

Sua mente mais sã e seu corpo mais saudável,
confira mais dicas

Perdoar é essencial:

Ser generoso e falar sempre a verdade são atitudes que influenciam diretamente o seu estado de saúde, pois lhe dão a sensação de paz, o que faz bem ao coração. Perdoar os outros aquieta o coração mas, perdoar a si mesmo é fundamental e essencial para seu bem estar. Tudo isso faz você deitar a cabeça no travesseiro sentindo-se em paz e o coração a bater mais forte e saudável.

É preciso aprender a viver, principalmente em tempos caóticos, estressantes e ainda com a falta de dinheiro… As vezes parece ser quase impossível ficar em paz, buscar o equilíbrio e encontrar a harmonia sem que tanto desgaste afete o coração. Mas o médico avisa que é preciso manter a cabeça no lugar, cuidar do corpo por meio de um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e dormir adequadamente. Reafirmar sua fé, junto ao que você acredita que te protege e que move o mundo também são fatores importantes na manutenção do equilíbrio emocional.

Outra dica é sorrir:

Sim!!! O sorriso é uma terapia e quando você sorri, libera os hormônios da felicidade a endorfina e a serotonina. Sorrir é contagioso. Experimente sorrir para os outros, mesmo sem nenhum motivo. Você vai ver como as pessoas respondem da mesma forma.

Sempre procuramos as causas das doenças nos exames médicos e nos hábitos de vida, como má alimentação, excesso de trabalho etc. Mas é preciso lembrar também da mente, das emoções e dos relacionamentos afetivos. Estes fatores podem ser fonte de saúde ou de doença, só depende de você, o que vai fazer com os inimigos do seu coração.

Viva momentos de lazer para afastar o estresse: 

Dar espaço aos pequenos ou grandes prazeres é um excelente motivador para manter nossa saúde mental. Por isso, é muito importante respeitar os próprios desejos e fazer aquilo que mais gosta.
Com a correria diária, é comum pensarmos que os momentos de lazer são somente aqueles em que saímos completamente da rotina. No entanto, tente encontrá-los em todas as horas do dia, ouvindo uma música, descansando por alguns minutos ou até mesmo aprendendo algo novo. Não tenha dúvida: fazer algo prazeroso também é uma excelente forma de deixar o estresse de lado e sempre preservar bons pensamentos.

Cuide do seu sono e das suas horas de descanso: 

A rotina é quase sempre a maior responsável pelo estilo de vida que não é saudável. Mesmo tendo todas as suas obrigações diárias, é essencial respeitar o seu corpo e a sua mente. Por esse motivo, cuide de seu sono e dê à sua vida as horas necessárias para descansar e se desconectar do mundo.

Se você sofre com problemas para dormir, qualquer estímulo pode fazer com que seu cérebro desperte. Apague todas as luzes que podem incomodar e, se o barulho te atrapalha, considere usar tampões de ouvido.

Uma boa dica é, antes de dormir, criar hábitos que avisem seu corpo que logo você irá se deitar. Por exemplo, tome um banho quente, um chá ou leia um livro… Com uma rotina de ações, o cérebro entende que está na hora de reduzir suas atividades e se preparar para o sono.

Uma prática que pode dificultar o sono é utilizar o celular na cama. A luz emitida pelo aparelho pode atrapalhar a produção de melatonina, hormônio que induz o sono e que tem sua produção reduzida com estímulo de luz. Por isso, o ideal é não usar o celular muitas vezes a noite e evitá-lo na última hora antes de dormir.

O uso excessivo do celular:

O uso contínuo e excessivo do celular pode atrapalhar todo o seu dia. Passar muito tempo com o celular na mão pode fazer com que o sentimento de improdutividade esteja sempre presente, o que causa desânimo e preocupação sobre o que deveria ter sido feito. Além disso, é normal que, ao ver os triunfos de outras pessoas, você se compare a elas, criando sentimento de inferioridade.

Dependendo da quantidade de tempo passado no celular, o uso pode ser entendido até mesmo como um vício, quando atrapalha os relacionamentos afetivos e até a vida profissional.

Veja as dicas pra ajudar a controlar melhor o uso do celular:

  • desative as notificações do aparelho: isso evita a ansiedade de ver sempre o que está acontecendo;
  • delimite um tempo máximo de uso por dia: evite burlar essa regra e divida o tempo em vários momentos para responder mensagens e falar com amigos;
  • reserve um momento do dia apenas para ver as redes sociais

Aproveite a sua própria companhia:

Gostar de companhia é algo natural do ser humano, afinal, somos seres sociais. Entretanto, é preciso evitar a dependência da presença de outra pessoa para realizar todas as atividades do dia a dia já que isso também causa ansiedade e pode ser um vilão da sua saúde mental.

Por isso, tenha o hábito de realizar atividades sozinho, tentando aproveitar de verdade sua própria companhia. Almoce sozinho, pratique um esporte ou mantenha algum hobby. Tenha esse momento para realizar algo que seja bom para você e que não necessite de apoio de outras pessoas.

Converse sobre seus sentimentos: 

Nem sempre é fácil, mas falar sobre o que sentimos é uma das principais tarefas para manter nossa saúde mental. Abrir-se com cônjuges, amigos e familiares já é um grande passo caso você não tenha o costume de falar sobre o que sente.

Divida seus medos e busque ouvir quem está vendo a situação de fora. Isso pode, inclusive, fortalecer seus relacionamentos, o que por si só já traz grandes benefícios à saúde mental. Mas, caso sinta necessidade, procure profissionais qualificados para ouvir seus sentimentos e ajudar a entendê-los.

Com essas dicas, manter nossa saúde mental pode ser uma tarefa mais fácil, mas é necessário sempre reavaliar nossas dificuldades para buscar uma melhor qualidade de vida.


Compartilhe nas redes sociais
Twitter Facebook Google+ WhatsApp

Deixe uma mensagem

.